segunda-feira, 9 de março de 2009

Poema: trilha sonora “miguxa” para a vida


Elas são umas gracinhas e fazem um som encantador. Poema é a banda das irmãs adolescentes Danielle Puckett e Shealeen Puckett, ou Elle & Shealeen, da cidade de Rio Rancho (Novo México, EUA). Elle, mais extrovertida, tem 16 anos e toca violão e guitarra. Shealeen, mais tímida, tem 18 e toca piano. As duas cantam. O irmão Christian, percussionista, às vezes também participa das apresentações. Elas começaram na igreja, tocando junto com a banda Underlined, da qual Christian fazia parte. Del Puckett e Louise Puckett, pais de todos, também são músicos – Del toca guitarra e Louise canta - e sempre incentivaram o filho e as filhas. Montaram até um estúdio na própria casa. Foi a partir desse ambiente musical que o Poema surgiu. Em 2008 elas gravaram um EP com cinco faixas e o trabalho tem atraído muitas visitas ao MySpace da banda. Com menos de um ano de existência, a dupla já está em negociação de contrato com uma gravadora.

O som de Poema é simples, um indie pop despretensioso, mas bem feito, com vocal impecável, que flui naturalmente, sem forçar a barra, sem firulas. Como disse um crítico num artigo sobre a banda, Poema serve como "trilha sonora para a vida". É bom, divertido, inspirador e não cansa. As letras tratam do universo adolescente, da crítica aos garotos, dos sonhos da juventude, da vontade de mudar o mundo, de inventar coisas. Os temas podem parecer bobinhos, até um pouco infantis mesmo, coisas de “miguxos” do orkut, mas traduzem bem os pensamentos típicos de uma fase. Às vezes são coisas de menina, como em “Boys and Bugs”, que procura descrever o garoto perfeito a ser encontrado, ou uma idéia mais madura, como em “Change The World”, que incentiva sobre como fazer a diferença no mundo. Diz um trecho da música: “Basta ter um olhar ao redor desta pequena cidade suja / Vamos lá e vamos mudar o mundo / Abra os olhos, veja o que você pode fazer / Eu acredito em você / Há coisas que você nasceu para fazer.”

Mesmo para os que são propensos a criticar, desconsiderando que elas ainda são muitos jovens para qualquer contestação mais aguda, sempre há a vontade de ouvir as canções uma segunda vez. Ou, no mínimo, um “Uau” logo de primeira. Elle & Shealeen cantam com alegria e simplicidade, como se estivessem numa roda de amigos, brincando de tocar. Fazem uma melodia lúdica, sujeita a reprovações, mas não menos empolgante e artística por isso. Sim, elas são cristãs. Mas não forçam a religiosidade nas músicas. A fé e a esperança é um componente explícito naturalmente. Faz parte da personalidade de Poema. “Nós não queremos empurrar nada goela abaixo das pessoas. Só queremos inspirar e encorajar elas”, dizem as irmãs.

Visite o MySpace de Poema e bote fé no som das “miguxas” Elle & Shealeen.
Baixe o EP delas aqui.
Conheci o Poema no Apenas Música e gostei. Do site e da banda. Recomendo os dois.


Vídeos:





[jb]

Seja o primeiro a comentar

Related Posts with Thumbnails

União de Blogueiros Evangélicos
Creative Commons License
O blog Amplificador, de [jb] João Batista, está sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.
Based on a work at Blog Amplificador.
Permitida a reprodução, total ou parcial, desde que citada a fonte e o autor, exceto para uso com fins comerciais.

Amplificador © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO