sexta-feira, 24 de abril de 2009

Na batida da zabumba

A diversidade musical brasileira também está no segmento gospel, onde é possível perceber a presença de ritmos para tudo quanto é gosto. Os grupos a seguir são representativos dentro de uma proposta interessante, criativa e ousada de levar a mensagem do evangelho através do forró, do xote, do baião e de outras variações do som típico das festas populares nordestinas. Mesmo identificados com uma cultura regional, os ritmos ganharam simpatizantes, produtores e versões estilizadas em diferentes lugares do Brasil. Como diversos outros elementos culturais, a música pode ser usada como ferramenta de evangelização e é esse o aspecto aqui relevado. É certo, no entanto, que, como qualquer ferramenta, ela pode ser bem ou mal utilizada.

BANDA SOM E LOUVOR
A Som e Louvor, que se auto-intitula como a “maior banda de forró gospel do Brasil”, tem nos 26 anos de estrada o suporte da experiência e da vanguarda que lhe permite fazer tal afirmação. Formada na Assembléia de Deus em Jacundá (Pará), o grupo já passou por várias mudanças e hoje conta com Silas (piano, teclado), Samuel (bateria) e Jedson (vocal) na formação. Apesar da idade, a Som e Louvor somente iniciou a gravação do primeiro CD em 2005. A banda sofreu muita resistência e preconceito por parte da ala mais conservadora da igreja. Isso fez com que assumissem uma vertente mais pop e “aceitável” do forró, sem perder a vanguarda, mas também sem insistir numa maior radicalidade. Se nos anos 80 era difícil gravar um disco, a dificuldade de gravar um disco evangélico e, não obstante, de forró, era ainda maior. Em 2006, o álbum de “estreia” – “Sinal Fechado”, foi então lançado e teve boa repercussão. No ano seguinte, surgiu o projeto “Regravações”, na tentativa de registrar boa parte do repertório do grupo. “Usei a Fé”, de 2008, foi uma espécie de mini-álbum, com apenas seis canções. Para 2009 está em projeto a gravação de um DVD, na pretensão de marcar a trajetória musical da banda, bem como o lançamento do site oficial (http://www.bandasomelouvor.com/). Por enquanto, letras, cifras e músicas podem ser conferidas e baixadas através do PalcoMP3.


OS CABRAS DE CRISTO
De Natal (RN) para todo o Brasil, Os Cabras de Cristo buscam louvar a Deus através do resgate da cultura nordestina em sua linguagem e expressão. Formada em 2002 dentro da Primeira Igreja Presbiteriana Independente de Natal, os “cabras” do grupo são Pr. Kléber (líder, vocal, composição), Manoel (sanfona e teclado), Rogério (Sanfona e teclado), Jeizon, (zabumba), Jonathas (triângulo), Anthony (bateria), Dayan (guitarra), Carlos (baixista), Tales (back vocal) e Aldo (técnica, bateria). O repertório é bastante autoral, com algumas composições de outros autores nordestinos. O primeiro registro musical do grupo, depois de apresentações em retiros e eventos da igreja, veio em 2004 com a música “Deus também é nordestino” incluída na coletânea “Memórias II – Louvor Brasileiro”, um projeto da IPI do Brasil. Esta música deu título ao primeiro CD, lançado no mesmo ano de 2004. Em seguida, vieram os álbuns “Oxente, sou crente” e “Ômi, deixe de aperreio” que, além de boa repercussão no Nordeste, possibilitaram shows em São Paulo, Paraná e Distrito Federal.
Saiba mais no site dos cabras e no perfil PalcoMP3.


MINISTÉRIO SAL DA TERRA
Mais do que uma banda de forró, xote ou baião, o Ministério Sal da Terra é, antes de tudo, uma associação missionária presente em diversos estados. Composta por cristãos de várias denominações, o Sal da Terra é originário de Garanhuns (Pernambuco) e nasceu com a idéia de levar o reino de Deus para as pessoas do sertão nordestino, fortalecendo igrejas e criando núcleos evangélicos locais. Para tanto, a música, o teatro, a dança e a cultura nordestina são usadas como ferramenta de evangelismo em diversas atividades do chamado PES – Programa de Evangelização do Sertão – que inclui também serviços de assistência social e de cidadania. Com um trabalho musical iniciado no final dos anos 90, o grupo já soma oito CDs lançados e um documentário reportando a história do ministério. O documentário está disponível no Youtube em seis episódios. Confira abaixo a primeira parte:


XOTE SANTO
O ministério Xote Santo em nasceu em Brasília a partir da conversão de Wilker Dantas, um cantor sertanejo reconhecido localmente, com a ajuda do amigo músico Dito Rodrigues. Os dois amadureceram a ideia de formar um grupo de xote evangélico e logo encontrarem as peças que faltavam: sanfoneiro, zabumbeiro, tocador de triângulo. Wilker (vocal), da Assembléia de Deus, reuniu integrantes de diferentes igrejas: Fábio (sanfona) e Erick (bateria) são da Igreja Batista Renascer; Olessandro (guitarra) e Simaria (dança), da Igreja Sal da Terra; Jhonata (zabumba) e Cristiane (dança), da Assembléia de Deus; Rômulo (triângulo), da Casa da Bênção, e Robson (baixo), da Igreja Batista Internacional Celular.
Com a banda montada e motivados com o projeto, em 2003 o Xote Santo gravou o primeiro trabalho, com o CD “Deus de Milagres”. A partir daí, o grupo começou ganhar notoriedade e projeção nacional. Em 2004, o segundo CD “Sou abençoador” veio naturalmente, ganhou melhor produção e divulgação. O terceiro álbum, “Quem me viu e quem me vê” (2005), procurou se aproximar mais da autenticidade do xote nordestino, incluindo letras com histórias divertidas, sem se distanciar das reflexões bíblicas. Logo depois, foi agregado ao grupo uma equipe de coreografias, caracterizando ainda mais a proximidade com as festas caipiras. Essa fase foi registrada no primeiro DVD da banda, gravado ao vivo em Brasília.
O reconhecimento do trabalho pelo público e identificação com o ritmo nordestino pedia uma ligação direta com o Nordeste, berço do forró. Isso se concretizou em 2006, no Projeto "Rumo ao Nordeste", que gerou a gravação de álbum de mesmo nome, com a participação de outros cantores e bandas. A renda gerada através do lançamento financiou uma missão evangelística em diversas cidades do sertão nordestino. Em 2007, as gravações do CD e do DVD “Xote Santo Rumo ao Nordeste ao Vivo” celebraram o sucesso do projeto.
Ainda em 2007, a banda deu início à formação do grupo Tempero do Céu, uma extensão do Ministério Xote Santo voltada ao forró e que já rendeu dois álbuns. Enquanto isso, o Xote Santo trabalha também em mais um lançamento próprio.


ALUMIAR
De João Pessoa, na Paraíba, a Alumiar é uma banda nordestina de nascença e sua formação é recente. Os integrantes, nascidos no interior paraibano, são missionários da Igreja Batista e encontraram na música uma maneira de sustentar o ministério e expandir o trabalho de evangelização. O CD de estreia “O Mandado”, de 2008, traz a mistura do forró, do xote e do baião. A presença de figuras típicas do sertão, como o carroceiro, o homem da roça e o religioso, são retratadas nas composições, levando a mensagem da salvação através de referências que fazem parte da realidade do povo.
Membros: Niliana (vocal), Cristiane (guitarra), Gilbervânio (sanfona), Gilmar (baixo) e Júnior Boy (triângulo).
Ouça as canções do Alumiar no MySpace ou no PalcoMP3.
Confira abaixo o clip “Celebrai a Jesus”, feito em 2007 para a Campanha de Missões Nacionais da PIB:


CHINELA DE FOGO
Nilton Fortunato, Dani Bênção, Andréia Simone, Jamal da Zabumba e Samuel Simons, membros da Bola de Neve Church em São Mateus, zona leste de São Paulo, formam o Chinela de Fogo. O grupo surgiu em 2005 sem nenhuma pretensão, a partir de ações de evangelismo com crianças e adolescentes. A idéia prosperou e eles começaram a ser convidados para tocar em festas e eventos da igreja, o que os obrigou a pensar a proposta musical do grupo com mais seriedade. O repertório do Chinela é baseado em versões em xote de canções congregacionais mais populares. Um trabalho autoral, para o primeiro CD, está sendo planejado. O site do grupo ainda está em construção, mas já disponibiliza alguns contatos e vídeos. (Via O Galileo)


Outros destaques:
Carlos Rilmar (ex-cantor do grupo de forró secular Mastruz com Leite)
http://www.carlosrilmar.com.br/
Fortaleza (Ceará)

Banda Shalom
http://www.bandashalom.com.br/
Itabuna (Bahia)

(Com informações dos sites das bandas e do Arquivo Gospel)

Seja o primeiro a comentar

Related Posts with Thumbnails

União de Blogueiros Evangélicos
Creative Commons License
O blog Amplificador, de [jb] João Batista, está sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.
Based on a work at Blog Amplificador.
Permitida a reprodução, total ou parcial, desde que citada a fonte e o autor, exceto para uso com fins comerciais.

Amplificador © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO