sexta-feira, 8 de maio de 2009

Éder Carvalho: voz, violão e inspiração


Ele nasceu e cresceu com a trilha sonora dos hinos congregacionais nos ouvidos. Filho do pastor Ezequiel Carvalho e da missionária Noeli de Oliveira Carvalho, da Assembléia de Deus em Joinville, Éder Carvalho, 22 anos, começou cedo sua relação com a música. Aos cinco anos já cantava na igreja, ao ritmo do violão tocado pelo pai. Com o incentivo dos pais-pastores, dos oito aos dezoito anos Éder dedicou-se ao estudo da música clássica. Todo o esforço lhe rendeu a formação em violão clássico, em teoria musical e em percepção musical, além do conhecimento em técnicas vocais e instrumentais. A soma da formação técnico-teórica com a vocação ministerial é a combinação perfeita para quem quer encarar a música não apenas como expressão de louvor e adoração, mas também como expressão artística capaz de valorizar a cultura evangélica. Através dos primeiros trabalhos de Éder Carvalho, ainda com grupos de louvor, o cantor demonstra saber lidar com essas possibilidades da música. Enquanto nas melodias aplica e aprimora o conhecimento instrumental, nas letras coloca em tons poéticos um sentimento forte de gratidão à Deus.

O lado “compositor” de Éder Carvalho começou em 1997, aos 11 anos, quando ele fez a escolha pessoal de aceitar Jesus Cristo como salvador, momento decisivo mesmo na vida de quem já nasceu em berço evangélico. A conversão lhe trouxe uma forte inspiração para escrever as letras de forma bastante espontânea. Em dois anos, cerca de cem composições já estavam escritas. Aos 18 anos, em 2004, com a experiência de ter ministrado em diversos lugares e com o trabalho de composição em continuidade, a oportunidade de gravar o primeiro CD surgiu como consequência. Músicas não iriam faltar: quase duzentas estavam na gaveta. O projeto foi trabalhado durante dois anos e, em outubro de 2006, o álbum “Mais de 3000 dias” debutava a discografia de Éder Carvalho. O título do trabalho é uma referência à soma dos dias desde a conversão do cantor até a data de lançamento do CD. O registro foi bem recebido pela igreja e ganhou destaque na lista das mais pedidas da rádio 107,5 FM durante várias semanas através das canções “Jovens” e “Palavras”.

Em 2009, depois de mais de dois anos com as músicas do primeiro CD sendo apresentadas em igrejas e em eventos, havia a expectativa para o segundo álbum, prometido desde o começo do ano. E agora, em maio, o novo trabalho ganha corpo e forma em mais um lançamento. “Visão de Deus – Acústico” traz em 15 faixas uma produção mais refinada, marcando uma evolução sensível e natural nas composições. “Ao teu encontro” e “Bendito é o Senhor”, disponíveis para ouvir no MySpace do cantor, são destaques do novo álbum.

O pop clássico feito por Éder Carvalho tem a influência dos aspectos doutrinários presentes no trabalho de Asaph Borba e no do ministério Santa Geração (Pr. Antônio Cirilo). Em termos de técnica musical, Eric Clapton e John Mayer são outras fortes influências. Todos os gêneros no leque de estudos do cantor – clássico, pop, rock, blues, jazz, bossa nova – estão marcados nas músicas de Éder Carvalho. Na voz e no violão, a técnica. Em Deus, a inspiração.

Confira os hits “Jovens” e “Palavras”, do CD “Mais de 3000 dias” (2006):




Links:
Site Oficial:
http://www.edercarvalho.com.br/
MySpace:
http://www.myspace.com/cantoredercarvalho
Perfil Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=2422767745885907978

Agenda de lançamento do CD “Visão de Deus – Acústico”:
Dia 09/05: Casa de Oração (Rua Bento Gonçalves, 74, Glória)
Dia 14/05: CEI – Bairro Fátima (Rua Fátima)
Dia 23/05: 1ª Igreja Presbiteriana Independente (Rua Rio do Sul, 389, Bucarein)
Dia 24/05: Assembléia de Deus (Av. Getúlio Vargas, 463, Bucarein)

Seja o primeiro a comentar

Related Posts with Thumbnails

União de Blogueiros Evangélicos
Creative Commons License
O blog Amplificador, de [jb] João Batista, está sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.
Based on a work at Blog Amplificador.
Permitida a reprodução, total ou parcial, desde que citada a fonte e o autor, exceto para uso com fins comerciais.

Amplificador © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO