terça-feira, 5 de maio de 2009

"A Música Gospel Perfeita": protesto sem dó maior contra a falta de criatividade na música gospel brasileira

É visível (ou audível?) o processo de depreciação da música gospel brasileira. Banalização das letras, simplificação dos “arranjos”, uso abusivo de clichês, frases feitas e repetições, pasteurização do conteúdo, infantilização da teologia, mercantilização do Evangelho, vulgarização da cultura evangélica, desvalorização do cristianismo, hiperbolização das bênçãos e destituição do compromisso, putrefação de valores, decantação do ideal artístico, coisificação do louvor, institucionalização da mediocridade e tantas outras razões correlatas contribuem para o cenário de uma música rasa, enfadonha, ruim, previsível, pobre e inválida, que encarna em grande parte o espírito teológico contemporâneo.

Pensando contra a prosperidade da mesmice e da babaquice musical evangélica, internautas, sites, blogueiros e outros revoltados do mundo virtual e do mundo real assinam o projeto “A Música Gospel Perfeita”. A ideia é protestar, de forma criativa, irônica e interativa, contra a falta de originalidade na música gospel brasileira. Confira o texto integral do manifesto do movimento, publicado no dotGospel, e dê sua contribuição na busca da batida perfeita ao gospel nacional:

Depois de muito se revoltar com a música gospel no Brasil atualmente, alguns blogueiros e podcasters decidiram fazer alguma coisa a respeito e criaram o projeto A Música Gospel Perfeita. A idéia é protestar de forma bem humorada e interativa contra a, segundo os idealizadores do projeto, "falta de criatividade brasileira na hora de exercer esse dom de Deus: a música". O projeto funciona da seguinte forma: todos os participantes e voluntários montarão juntos desde a estrutura, tema e etc, até a letra e o "espontâneo" que conterá na Música Gospel Perfeita através de posts e comentários em um blog.
Para saber se vai realmente acontecer, o projeto ainda está em fases de testes, mas o número de pessoas que já demonstraram que irão apoiar o movimento é grande, a maioria deles blogueiros evangélicos e até ateus, espalhados por todo o Brasil. A fase atual pede para que os fãs comentem no primeiro post sobre o projeto e deem sugestões para a empreeitada, que sonha em, talvez, até gravar um clipe com os participantes. Se você quiser participar ou conferir a busca pela Música Gospel Perfeita, acesse:
http://www.dotgospel.com/blog/a-musica-gospel-perfeita-teste/.

Seja o primeiro a comentar

Related Posts with Thumbnails

União de Blogueiros Evangélicos
Creative Commons License
O blog Amplificador, de [jb] João Batista, está sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.
Based on a work at Blog Amplificador.
Permitida a reprodução, total ou parcial, desde que citada a fonte e o autor, exceto para uso com fins comerciais.

Amplificador © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO