segunda-feira, 8 de junho de 2009

Playing For Change: unindo o mundo através da música


O “Playing For Change” é um movimento multimídia e um projeto colaborativo musical criado para inspirar, conectar e trazer a paz ao mundo através da música. A idéia surgiu a partir da crença de que a música tem o poder de quebrar fronteiras e superar distâncias entre as pessoas. “Não importa se as pessoas vem de diferentes contextos geográficos, políticos, econômicos, espirituais ou ideológicos, a música tem o poder universal de transcender e nos unir como raça humana”, informa texto da página oficial do projeto.

Com um estúdio móvel de gravação, equipado com os mesmos tipos de aparelhos usados nos melhores estúdios, o engenheiro de som e fundador do projeto Mark Johnson, juntamente com sua equipe, roda o mundo gravando com artistas de rua. Canções clássicas do pop mundial são interpretadas por músicos desconhecidos. Essas andanças resultaram, em abril desse ano, no lançamento do CD/DVD “Playing for Change: Songs Around The World”, trabalho que reúne a participação de mais de cem músicos de diversos lugares do mundo. A faixa de abertura “Stand By Me” une 35 músicos e inclui, entre outros, a voz e a gaita do americano Grandpa Elliott, as congas do espanhol Django “Bambolino” Degen, o violoncelo do russo Dimitri Dolgonov, o coral sul-africano Sinamuva e o cavaquinho do brasileiro Cesar Pope – único no projeto. Outras faixas da gravação são “One Love”, “War” e “No More Trouble”, todas de Bob Marley, “Talkin’bout a Revolution”, de Tracy Chapman, e “A Change Is Gonna Come, de Sam Cooke. As mensagens do projeto resgatam as utopias hippies do anos 1960/70, no melhor estilo “faça amor, não faça guerra”.

Mas o "Playing For Change" não é apenas para divulgar música. O projeto, através da Fundação Playing For Change, mantém uma escola no vilarejo de Gugulethu e um centro de artes em Johannesburgo, ambos na África do Sul, com o objetivo de promover o desenvolvimento social e levar educação aos jovens dessas comunidades. Na Índia e no Nepal, o projeto também coordena centros para refugiados tibetanos.

Confira no vídeo abaixo a execução da música “Stand By Me”, de Sam Cooke (sucesso na voz de John Lennon), pelos músicos de rua integrantes do projeto:

(Com informações de O Globo, GlobalVoices e Playing For Change)

1 Comentário:

Jorge H Moraes disse...

Havia lido sobre este projeto essa semana e hoje ao passar em uma destas lojas imensas onde trabalha uma amiga, me deparei com o filme. Duca.
Forte abraço

Related Posts with Thumbnails

União de Blogueiros Evangélicos
Creative Commons License
O blog Amplificador, de [jb] João Batista, está sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.
Based on a work at Blog Amplificador.
Permitida a reprodução, total ou parcial, desde que citada a fonte e o autor, exceto para uso com fins comerciais.

Amplificador © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO