terça-feira, 28 de julho de 2009

Conheça a faculdade do rock

A Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, mantém desde 2007 o curso de Formação de Músicos e Produtores de Rock, a primeira faculdade específica de rock do Brasil, com dois anos e meio de duração. A primeira turma, com cerca de 40 alunos, se formou agora em junho. Os graduados serão os primeiros roqueiros por formação acadêmica do país. Conforme a ementa do curso, o objetivo é “formar um profissional para a área da música que tenha capacidade de gerenciar sua própria carreira, que saiba discorrer sobre a história do rock com apurado senso estético, relacionar-se fluentemente com os meios de comunicação e utilizar adequadamente as ferramentas tecnológicas e a internet”.

A curiosa graduação, ainda sem registro pelo MEC, está estruturada em quatro módulos: “Construção de referências musicais", "Identidade musical e elaboração de repertório", "Produção musical" e "Preparação da carreira". Faz parte da rotina das aulas matérias como Direito Autoral e Desenvolvimento da Carreira Musical, além de disciplinas mais práticas como o Laboratório de Rock, que agrega produções em parceria com estúdios. O curso compartilha também cadeiras de outros cursos da universidade, como Antropologia e Ética.

Para o idealizador do projeto, o roqueiro gaúcho formado em Letras Frank Jorge, que já integrou as bandas Cascavelletes, Graforréia Xilarmônica e Cowboys Espirituais, a proposta da faculdade não é domesticar o rock nem formar grandes expoentes do rock nacional, mas fomentar o entendimento e a prática do estilo com seriedade, profundidade e profissionalismo.

Veja aqui um vídeo do Fantástico sobre o assunto.

(Com informações do jornal Folha de S.Paulo e do site Whiplash)

Seja o primeiro a comentar

Related Posts with Thumbnails

União de Blogueiros Evangélicos
Creative Commons License
O blog Amplificador, de [jb] João Batista, está sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.
Based on a work at Blog Amplificador.
Permitida a reprodução, total ou parcial, desde que citada a fonte e o autor, exceto para uso com fins comerciais.

Amplificador © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO