segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Encurtando distâncias entre técnica e espiritualidade

O seminário Banda & Louvor, realizado pela Missão Evangélica União Cristã (Meuc), busca o aprimoramento técnico e espiritual do músico cristão envolvido em grupos de louvor, bandas e ministérios, através de uma programação que inclui oficinas, louvores, mensagens e palestras. A proposta do evento parte do princípio de que o louvor não é feito apenas de voz, arranjos e instrumentos, nem somente da vontade e do caráter de quem se propõe a cantar ou tocar na igreja. O louvor, como elemento de adoração na vida cristã, é fruto do intercâmbio entre a qualidade técnica e a condição espiritual daquele que aceita o desafio de louvar a Deus através da música. É dessa mistura que o ato de louvar torna-se mais que uma expressão de adoração: torna-se uma expressão de arte que testifica Deus pela cultura.

Em sua 12ª edição, o Banda & Louvor 2009, acontece em Blumenau (SC), nos dias 26 e 27 de setembro, com a participação do músico, pastor e poeta Gladir Cabral ministrando a Palavra e tocando seu repertório. Gladir Cabral, natural de Itajaí (SC) está naquele seleto grupo de cantores e compositores preocupados com qualidade na música cristã brasileira, onde figuram outros grandes nomes como João Alexandre, Glauber Plaça, Jorge Camargo, Stênio Marcius, Nelson Bomílcar e Thiago Vianna. Entre as oficinas programadas, estão as instrumentais (baixo, bateria, guitarra, violão, teclado), a de técnica vocal (coral) e a de técnica de composição. O grupo de performances Arte De Transformar (veja vídeo aqui) é uma das presenças já confirmadas nas oficinas. No site oficial Banda & Louvor você confere toda a programação, bem como as informações necessárias para fazer a inscrição.



O Banda & Louvor nasceu em 1998 em São Bento do Sul (SC), a partir da necessidade de preparar novos músicos dentro da comunidade da Meuc, ligada a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Com a implantação do projeto, a idéia evoluiu e passou a atender membros de outras denominações, o que fez aumentar a notoriedade do evento nos estados do sul e do sudeste. O público de interesse também foi ampliado através da disponibilidade de oficinas para todos envolvidos direta ou indiretamente com a música na igreja, como sonoplastas, letristas, líderes, grupos de dança e de teatro. A partir da última edição, em 2008, o evento passou a ser realizado em Blumenau (Rua Antônio da Veiga, 539). Entre as participações especiais que já passaram pelo Banda & Louvor, estão João Alexandre (2004), Nelson Bomilcar (2007) e Ministério Vencedores Por Cristo (2005 e 2008). A dupla joinvilense Giba & Tânia também esteve por lá em 1999.

Iniciativas semelhantes ao Banda & Louvor, ou seja, outros eventos preocupados com a qualidade e a valorização da música cristã brasileira, têm sido vistas com mais frequência e destaque nos últimos anos. Talvez não porque elas não existissem, mas porque tem ganhado maior amplitude e difusão através da internet, principalmente em blogs, passando ao largo da música massificada produzida pelas grandes gravadoras, vinculada a interesses comerciais e institucionais de certas denominações. Cita-se aqui os projetos Autorretrato da Música Cristã Brasileira, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o Nossa Música Brasileira, da Missão Jovens da Verdade, e o programa Plataforma, um trabalho do grupo LPC em parceria com a Igreja Presbiteriana do Brasil que envolve vídeos, literatura, web e música. Uns com aspecto mais didático, outros mais evangelístico, outros ainda mais artístico, o que todos têm em comum é o interesse pela música cristã brasileira e seus intercâmbios com a arte e a cultura nacional.

(Com informações de Música e Comunhão) Via Sarau Facamolada

Seja o primeiro a comentar

Related Posts with Thumbnails

União de Blogueiros Evangélicos
Creative Commons License
O blog Amplificador, de [jb] João Batista, está sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.
Based on a work at Blog Amplificador.
Permitida a reprodução, total ou parcial, desde que citada a fonte e o autor, exceto para uso com fins comerciais.

Amplificador © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO