quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Newworldson: homens brancos também sabem fazer soul (e blues, e jazz, e reggae...)


Newworldson é um quarteto canadense que vem surpreendendo pela mistura criativa entre o pop, o blues, o jazz, o funk, o reggae e a soul music. Não fosse o grupo formado lá pelas bandas das Cataratas do Niágara, em Ontário (Canadá), daria para confundir com algum conjunto popular do sul dos Estados Unidos, às margens do rio Mississipi, daqueles que trazem à flor da pele a alma da música negra americana. Apesar do deslocamento geográfico, Newworldson encarna com personalidade o espírito e a vibração dos sulistas.

O álbum de estreia do grupo, “Roots Revolution”, foi lançado em 2006 de forma independente e rendeu, no ano seguinte, dois prêmios pela Associação de Música Gospel do Canadá (GMA Awards). Com o reconhecimento veio a assinatura de contrato com a gravadora Inpop Records, o que permitiu ampliar o campo de influência da banda para terras estrangeiras. Em 2008, o CD “Salvation Station” debutou o grupo no selo da Inpop e logo já figurava nas listas dos melhores álbuns do ano, inclusive com duas indicações para o Juno Awards, premiação tradicional da indústria fonográfica canadense. Esse disco realmente impulsionou a carreira do grupo de forma muito rápida. Os prêmios recebidos e a aprovação da crítica motivaram excursões ao exterior. Em dois anos rodando com “Salvation Station”, a banda já fez turnê na América do Norte, Europa, Austrália e Nova Zelândia, mostrando performances que deixaram o público impressionado.

NOVO CD
No dia 23 de fevereiro, Newworldson lança o terceiro álbum da sua ainda curta trajetória. O trabalho leva o próprio nome da banda e é aguardado com muita expectativa. Conforme a concepção de Joel Parisien, líder do quarteto, o novo projeto é fortemente inspirado nas viagens internacionais feitas pela banda, com a captura de nuances musicais e culturais próprias dos lugares visitados. O CD traz 12 canções e conta com a participação de Mark Mohr, vocalista da reggae band Christafari, na faixa “Total Eclipse” e do coral Toronto Mass Choir em outras duas (veja vídeo). O single “There Is A Way” pode ser conferido no MySpace do grupo.

Newworldson é:
Joel Parisien (vocal, teclados)
Joshua Toal Franklin (guitarra, vocal)
Rich Moore (baixo acústico, baixo elétrico, vocal)
Mark Rogers (bateria, percussão)

Discografia:
2006 – “Roots Revolution
2008 – “Salvation Station
2010 – “Newworldson

Links:
Site: http://www.newworldson.com/
MySpace: www.myspace.com/newworldson
Twitter: http://twitter.com/newworldson
Youtube: http://www.youtube.com/newworldson

Veja abaixo uma apresentação ao vivo da faixa-título do álbum “Salvation Station”. Trecho inicial da letra diz: “Há um trem saindo do Calvário / E está indo para a estação da salvação / Eu vou pular naquele trem / E nós vamos chegar à estação de salvação no céu”:


A seguir, “Sweet Soul Music”, canção do primeiro CD:


(Com informações de Wikipedia e Newworldson)

Seja o primeiro a comentar

Related Posts with Thumbnails

União de Blogueiros Evangélicos
Creative Commons License
O blog Amplificador, de [jb] João Batista, está sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.
Based on a work at Blog Amplificador.
Permitida a reprodução, total ou parcial, desde que citada a fonte e o autor, exceto para uso com fins comerciais.

Amplificador © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO