terça-feira, 24 de maio de 2011

Grupo Red, de Joinville, é destaque no teatro e no cinema


O Grupo Red não pára. Menos de um ano depois de lançarem seu segundo longa-metragem, “Não é Tarde pra Recomeçar”, a equipe já está empenhada nas gravações de uma nova produção, além de continuarem com a turnê do espetáculo teatral “Dias Mais Que Inesquecíveis”. Árduo e prazeroso trabalho dos comandados pelo casal Karin e Fábio Faria.

Desde 2003 o Grupo Red reúne voluntários para levar uma mensagem de fé e esperança por meio de atividades culturais. A cada ano, os mais de 100 participantes criam novas peças para divulgação de seu trabalho, seja no palco, seja atrás das câmeras. Em 2008, lançaram “As Estrelas me Mostram Você”, primeiro longa-metragem produzido em Joinville – e, desde então, o cinema tem se tornado importante ferramenta na divulgação.

Não tem sido diferente esse ano. Depois do até inesperado sucesso de “Não é Tarde Pra Recomeçar”, que vendeu mais de 20 mil cópias em DVD, Fábio Faria e sua equipe estão concentrados no terceiro filme. Ainda sem título, a produção abordará uma equipe de futebol que precisa ganhar um torneio para salvar um acampamento em crise financeira. “É nosso primeiro trabalho com uma câmera Full HD (em alta definição)”, promete. O lançamento deverá acontecer em setembro.

No teatro, a rotina também tem sido trabalhosa. Karin Faria está à frente de dois espetáculos itinerantes do Grupo Red: “Nossas Histórias de Amor” e “Dias Mais que Inesquecíveis”, lançado em 2011. “A peça retoma o tema do bullying, já abordado em outras montagens, e fala sobre a superação de problemas nos relacionamentos e na família”, salienta.

Os espetáculos são apresentados na própria sede do Grupo Red, na rua Inácio Bastos, ou levados para as escolas e comunidades de Santa Catarina. O grupo não cobra pelas apresentações. “Fazemos tudo na base da união. Todos ajudam na ‘vaquinha’ para alugarmos o ônibus e carregar os equipamentos”, aponta Karin. “Vale muito a pena porque em alguns casos é o primeiro contato dessas pessoas com uma atividade cultural.”

PLANEJAMENTO E DEDICAÇÃO
Maicon e Janine Torrens estão no elenco de “Nossas Histórias de Amor”. Para eles, poder levar essa mensagem de carinho para as pessoas por meio da arte é um privilégio. “É gratificante. Quem está na plateia se identifica com os personagens e interage com a gente”, diz Maicon. “O palco mostra a realidade, quase como um espelho. Por isso acho que através do teatro nós possamos ajudar as pessoas de alguma forma”, conclui Janine.

Com tantas atividades em andamento, a organização é essencial para o Grupo Red. A temporada de apresentações termina sempre em dezembro – nos poucos dias de férias, Fábio e Karin já começam a rabiscar algumas ideias dos projetos do ano seguinte. Em janeiro e fevereiro todo o grupo se reúne para a montagem.

Essa dedicação dos voluntários, aponta Karin, é a comprovação de que eles realmente gostam do que fazem. “Tem interessados que vem procurar o grupo porque querem atuar e seguir uma carreira artística. Mas eu sempre explico nosso objetivo, e nem sempre essas pessoas aderem ao voluntariado”, diz.

Por Edson Burg, publicado originalmente no jornal Notícias do Dia em 21/05/2011.

Seja o primeiro a comentar

Related Posts with Thumbnails

União de Blogueiros Evangélicos
Creative Commons License
O blog Amplificador, de [jb] João Batista, está sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.
Based on a work at Blog Amplificador.
Permitida a reprodução, total ou parcial, desde que citada a fonte e o autor, exceto para uso com fins comerciais.

Amplificador © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO