quarta-feira, 1 de abril de 2009

Rosa de Saron: o “Oficina G3” dos católicos


Definir o som de uma banda pela comparação com o som de outra parece injusto. Melhor: é injusto. Mas quando não conhecemos, precisamos da mínima referência, de um ponto de partida, uma senha que nos permita a motivação em conhecer melhor. O Rosa de Saron é uma banda de rock cristão nascida no final dos anos 80, a exemplo do Oficina, do Fruto Sagrado, do Katsbarnea, do Resgate, entre outras, naquele período em que o rock nacional, religioso ou secular, debutou suas melhores bandas. Se dissesse que Rosa de Saron é uma banda evangélica, não seria difícil acreditar. A banda, formada dentro do movimento de Renovação Carismática Católica, não faz apologia a uma placa denominacional, mas traz letras evangelísticas nas canções, faz crítica social, apresenta baladas românticas e recupera pegadas tradicionais ou mais modernas do rock’n roll. Características também presentes, por exemplo, num Oficina G3 ou num Fruto Sagrado. De fato, Rosa de Saron faz lembrar as grandes bandas evangélicas, pela melodia, pela letra, pelo poder vocal e pela história. Mas, nestes vinte anos de carreira, o grupo fez seu próprio caminho e firmou sua identidade não apenas no meio católico, mas também no secular.

Formada por Guilherme de Sá (voz e violão), Eduardo Faro (guitarra), Rogério Feltrin (baixo) e Grevão (bateria), o Rosa de Saron começou em 1988, na cidade de Campinas (SP), tocando em encontros, retiros, missas e outros eventos dentro do movimento carismático. Após dois anos restritos ao meio cristão, com maior maturidade musical, a banda ganhou espaço e reconhecimento além das paredes da igreja, participando de festivais e shows com outros grupos. O primeiro álbum – “Diante da Cruz” - veio apenas em 1994 e foi gravado de forma independente. O trabalho ficou reconhecido como o primeiro disco de Heavy Metal católico do mundo. O reconhecimento, porém, foi além desse rótulo: em 1996, a Codimuc – braço fonográfico da Igreja Católica – relançou o álbum em CD, com melhor distribuição e divulgação. Isso impulsionou ainda mais o trabalho da banda. Em 1997, mantendo o estilo, eles apresentaram “Angústia Suprema”, um álbum marcado pelo profissionalismo e pela sofisticação.

Depois de uma década de existência, o Rosa de Saron passou por mudanças no estilo e na formação. O EP “Olhando de Frente”, de 1999, já denunciava um apelo a outras vertentes do rock: new metal, hard rock, pop. Um ano antes, o tecladista Eduardo Bortolato havia deixado a banda para se dedicar a projetos pessoais. Um ano depois, era a vez do vocalista Marcelo Machado sair. Queria se dedicar ao trabalho com a banda punk roqueira The Flanders. A perda foi bastante sentida. Só em 2002 a banda voltou com novo vocalista e novo álbum. “Depois do Inverno”, com Guilherme de Sá na voz, definiu um recomeço para o Rosa de Saron e repercutiu positivamente no meio católico. Em 2005, “Casa dos Espelhos” firmou de vez a fase pop da banda. Após tantos anos de estrada, já estava na hora de um “the best of”. Ele veio em 2007 no “Rosa de Saron Acústico”, com regravações de grandes sucessos. E para comemorar os vinte anos, em 2008 saiu o DVD Acústico ao Vivo, trabalho com a participação de vários nomes da música católica brasileira. Neste ano, a banda tem ainda novo motivo para festejar: a Som Livre (Organizações Globo), em parceria com a Codimuc, passa a distribuir o trabalho do Rosa de Saron. O fato testifica ainda mais a favor da popularidade e aceitação do som da banda dentro e fora da igreja.

Mudanças de estilos, saída de integrantes, recomeços, experimentalismos, letras bem construídas, compromisso com a sonoridade, sucesso no meio secular, vinte anos de carreira e na ativa. Pontos comuns entre Rosa de Saron e Oficina G3. Alguém pode torcer o nariz por serem católicos ou dedicar apenas simpatia por serem carismáticos. O Rosa de Saron não precisa nem de rejeição nem de consideração, mas é merecedor de respeito e admiração. De todos nós. (Com informações do site da banda, da Wikipedia e da Codimuc).


Ouça mais no MySpace ou no Canal Rosa de Saron no Youtube.

10 Comentários:

L.E.A disse...

sou evangelica e amo rosa de saron, sao ungidos e creio q tocam o coração de Deus da mesma forma!!
Deus nos escolhe indpendente de religião, e isso e q há de mais fabuloso em Deus.Amor sem reserva.

Aguinaldo Luis disse...

Se as pessoas se preocupassem mais em pregar o evangelho, que cultivar as diferenças pela doutrina, teríamos no mínimo milhares de bandas como essa, que fazem música para Deus, e não para uma igreja determinada.

EsQuaDriLha Da FuMaÇa disse...

essa banda é nojenta,parece muito com Nx zero,dá até caganeira quando alguém escuta esse lixo musical....

Unknown disse...

Esquadrilha da fumaça nao compara o Rosa de saron com essa bandinha rídicula chamada nx0,se vc nao gosta da banda vaza.Concerteza lixo musical é o que você anda ouvindo por ai.

HELEN disse...

esse individuo "ESQUADRILHA" num sei das quantas num sabe o que fala!!!mais respeito com uma banda ungida de deus!!!já sou fã deles a 9 anos desde a antiga formaçao,e até hj vê claramente q deus se faz presente neste som!!!e ñ foi por acaso q o guilherme de sá o vocal,faz parte da banda,mas foi sim um plano q deus ja tinha na vida dele,onde alem de ser um menino q ñ teve mtas oportunidades na vida, era rejeitado e humilhado constantemente pelo pai,a ponto de subir numa arvore a mando do pai,e pegar uma vara com espinhos para apanhar dele!!!Bom num vou ficar aqui contando o testemunho de vida dos integrantes da banda,mas digo apenas pra aquelas pessoas q ñ conhecem q ñ critiquem quando ñ se sabe ao certo quem é!!!e ROSA DE SARON É MAIS Q ABENÇOADO!!!POR ISSO AGRADEÇO A DEUS TODOS OS DIAS POR ESSA BANDA EXISTIR,POIS AS CANÇOES TEM FEITO MUDANÇAS E TRANSFORMADO A VIDA DE MTAS PESSOAS,principalmente os JOVENS!!!Q DEUS ABENÇOE SEMPRE E MARIA INTERCEDA POR ELES!!!ROSARIANA SEMPRE ATÉ O FIM!!!:)

alex disse...

"Deculpa eu nao quero fala mal de niguenn por isso nao querro thi thi"
Rosa de pra min e a melhor banda cristãn de todos os tempos os "evangelicos jugan de mais pode ser a melhor banda do mundo mais quando fala que e um banda catolica
eles odeian eu nao quero banalizar porque nao e todos eu conheso muitos que adoran rosa de saron mais volltando ao asunto eles falan que nao inporta a religiao mais eles sao os primeiros a julga os catolicos "
so rosariano com muito orgulho sou catolico grasas a deus amo minha religiao deus e tudo na minha vida amo Maria pois elas e a unica que deu a luz para o nosso salvador e as pessoas que jugan os catolicos eu so falo um coisa que nao ta escrito so na minha biblia mais ne de vcs tambem "quem jugaras seras jugado" que deus abencoe a todos fique com deus ..
a e so um coisa NX zero e uma borcaria nao compare com rosa de saron que e ate uma ofença com deus..



Bijos a tosdos..............

Yurie_S@M disse...

Só um desentendido de música iria dizer uma barbaridade dessaas.. onde Nx0 tem haver com ROsa??.. começa pelo vocal de emo do Di Ferrero q nem se compara com a voz agressiva e profissional do Guilherme, mas enfiim rock é bom mas não salva ''NINGUEM'' só JESUS CRISTO e como o Rosa msm diz tocar é só um ''detalhe'' o ideal é transformar viidas.. independente de religião q tbm é outra coisa q não salva ''NINGUEM'' e siim viver na presença de Deus e nos de Cristo.. VIVA DEUS, VIVA JESUS VIVA ROSA DE SARON!!..Deus abençoe essa banda locassaaa e abençoadaa e a tdos vcs aki TBM.. fuii galeraaa

Anônimo disse...

os karas sao um pouco bons mas nao se pod comparar com os g3 pq eles sao incoparaves eo rosa canta mas pra namoradinha do q pra GOD...

Eliaquim Rodrigues Pereira disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Related Posts with Thumbnails

União de Blogueiros Evangélicos
Creative Commons License
O blog Amplificador, de [jb] João Batista, está sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.
Based on a work at Blog Amplificador.
Permitida a reprodução, total ou parcial, desde que citada a fonte e o autor, exceto para uso com fins comerciais.

Amplificador © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO