quinta-feira, 16 de julho de 2009

Exodos: a 1ª banda de rock gospel do Brasil

Embora o movimento do rock gospel no Brasil tenha se iniciado nos anos 1980, na década anterior uma banda composta por quatro adolescentes cabeludos já fazia muito barulho e provocava polêmica, tornando-se precursora da revolução que viria nos anos seguintes. A banda Exodos, formada em 1970 na Igreja Batista de Vila Bonilha, em São Paulo (SP), está registrada na história como a primeira banda de rock evangélico do Brasil. Numa época em que os “corinhos” imperavam dentro das igrejas e a repressão, a censura e a perseguição eram impostas pela ditadura, os garotos da Exodos eram impulsionados por uma “rebeldia boa”, pela qual anunciavam uma nova vida em Jesus, livre de preconceitos, longe das drogas, da prostituição e do tradicionalismo.

Embalados pelo rock, pop, blues e country, com letras de protesto contra as drogas e a liberação sexual, os integrantes de cabelos compridos e roupas extravagantes da Exodos atraiam muitos jovens e adolescentes à Deus, ao mesmo tempo que incomodavam os setores mais conservadores da igreja. Algumas lideranças não aceitavam a guitarra e a bateria como instrumentos para o louvor nos cultos. Mesmo sofrendo restrições, o grupo tocava em diversas denominações, praças, encontros, acampamentos e festivais. A banda permaneceu em atividade até 1977, quando pressões internas obrigaram o grupo a terminar a formação. Um ano antes, o pioneirismo da Exodos renderia matéria na revista Veja, edição 428, de 17 de novembro de 1976.

Nos sete anos de trabalho, a Exodos somou um repertório com mais de 50 composições próprias. Porém, essas músicas nunca chegaram a ser compiladas e gravadas em álbuns comerciais. A canção “Galhos Secos”, a mais famosa da banda, ganhou um primeiro registro em 1984, no disco “Ele É A Razão De Viver”, do grupo Som Maior. Mas a popularidade dessa música veio mesmo através da banda Catedral, que interpretou a canção no álbum “Está Consumado”, de 1993. Num esforço de registrar as produções da Exodos, o grupo lançou em 2005 um CD especial com treze faixas, incluindo “Galhos Secos”, contendo regravações de músicas compostas e tocadas entre 1970 e 1977. O trabalho, que serve como documento histórico, pode ser adquirido em contato direto com a banda (bandaexodos@terra.com.br).

Confira reportagem da Bola TV com Edson Zaffani (baterista) e Osny Agreste (guitarrista) da banda Exodos:


Vídeo de “Galhos Secos” na versão original, composta em 1972 pelos irmãos Osny e Osvayr Agreste:


Links:
Site Oficial
Perfil PalcoMP3

Seja o primeiro a comentar

Related Posts with Thumbnails

União de Blogueiros Evangélicos
Creative Commons License
O blog Amplificador, de [jb] João Batista, está sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.
Based on a work at Blog Amplificador.
Permitida a reprodução, total ou parcial, desde que citada a fonte e o autor, exceto para uso com fins comerciais.

Amplificador © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO