sábado, 25 de julho de 2009

Fruto Sagrado anuncia saída do vocalista Marcão

No limbo desde o último álbum “Distorção”, lançado em 2005, e envolta em projetos misteriosos desde a saída da gravadora MK, em 2007, a banda roqueira carioca Fruto Sagrado, através do baterista Sylas Jr., revela em entrevista exclusiva ao dotCast, podcast do site dotGospel, que Marco Antônio (o Marcão), vocalista e baixista da banda, não faz mais parte do grupo, em função do envolvimento com o ministério pastoral. Mesmo com a mudança, Sylas destaca que os trabalhos com a banda continuam, desmentindo muitos boatos sobre o fim do grupo, e que os projetos prometidos estão em andamento, já com a presença do novo vocal, de nome ainda não divulgado. Nos planos da nova fase do Fruto estão a gravação de um CD em comemoração aos 20 anos da banda (que ainda contará com o “apoio” de Marcão), a criação de um selo próprio (responsável pelo lançamento desse CD), a estreia de um novo site, já com um domínio provisório, e o retorno às turnês de shows pelo Brasil, já com o novo vocalista.

Confira abaixo os detalhes sobre as mudanças, as explicações de Sylas sobre a demora do Fruto Sagrado em lançar algo novo aos fãs, além de outros comentários pertinentes ao futuro da banda. O texto que segue é uma transcrição da entrevista feita por Renato Cavallera, do dotGospel, ao baterista Sylas Jr. e integra a produção do dotCast 34. O arquivo de áudio completo, que tem a participação dos comentaristas Rafael “Pepe” (da banda Tecla SAP), Ana Maria Modesto (do blog Gospel Notes) e Estevão Avillez (do site It Sounds Like), está disponível para ouvir e baixar neste link. O Amplificador recomenda o download.

dotCast: Foi anunciado um projeto paralelo, um CD especial de regravações, inclusive até um DVD. Mas nada disso aconteceu. A pergunta que não quer calar é, afinal, qual a atual situação do Fruto Sagrado?
Sylas: Bem, é importante a gente frisar que esses projetos estão acontecendo. Conforme nós informamos, ultimamente, o Fruto Sagrado permanece produzindo o CD de 20 anos. Nós continuamos tocando o projeto do “Passos” e, juntamente com esses dois trabalhos, nós estamos levantando os alicerces para o nosso selo. Já o DVD, como nós estamos no momento onde há uma demanda de trabalho muito grande, porque pela primeira vez, além de sermos produtores musicais, somos também produtores executivos, então nós colocamos, temporariamente, o DVD em stand by. A questão é que nós temos hoje em nossas mãos muito trabalho a fazer e pouca mão-de-obra, mas certamente ele será executado assim que possível.

dotCast: Hoje vocês não estão mais na mídia como antigamente. A banda está sentindo isso? E se sim, de que forma? Agora que eles estão longe das lentes, o que os integrantes andam fazendo e pretendem fazer?
Sylas:
Sobre o estar na mídia ou não, para nós não faz nenhuma diferença. Nós nunca estivemos fortemente na mídia. Todos os maiores sucessos do Fruto Sagrado jamais tocaram em meios de comunicação renomados, com exceção das rádios comunitárias. Ou seja, nós continuamos com a melhor divulgação que sempre tivemos, que foi o boca-a-boca dos fãs. A própria internet, hoje, é um reflexo disso. Nós não paramos de estar nos debates sobre o que estamos ou não fazendo, ou se a banda acabou ou não acabou. Nenhuma mídia está fomentando essa discussão. Ela é feita somente por pessoas que se interessam pelo Fruto Sagrado. E sobre a questão do que estamos fazendo no momento, repito pra vocês: continuamos trabalhando nos projetos do Fruto Sagrado, firmemente.

dotCast: Cara, e atualmente, quais são os projetos futuros da banda?
Sylas: Bem, como falei anteriormente, em primeiro lugar lançar o CD do Fruto Sagrado de 20 anos, juntamente com um selo [independente], depois disso, lançarmos o projeto “Passos” juntamente com outras bandas que nós já estamos em contato. E, num futuro próximo, bem próximo, assim que possível, nós vamos voltar a fazer os nossos shows e, se Deus quiser, fazer uma turnê pelo Brasil.

dotCast: Muita gente especulou, xingou e até acusou o Fruto Sagrado por causa desse meio “hiato” que as pessoas estão na cabeça e andam dizendo. Muitos chegaram até a dizer que estavam decepcionados e chateados com a banda. O que vocês tem a dizer sobre isso e para essas pessoas?
Sylas:
Olha, certamente, as pessoas que, conforme foi feita essa pergunta, as pessoas que xingaram a banda não são fãs da banda. Porque eu sei o que é ser fã e jamais faria isso com a pessoa da qual eu sou fã. Sobre a questão do “hiato”, isso não está em nossas mãos, porque nós temos um tempo para fazer as coisas. Hoje, como eu falei anteriormente, nós não somos apenas produtores musicais. Antes, quando nós estávamos ligados a alguma gravadora, nós apenas nos preocupávamos em produzir musicalmente o nosso trabalho. Hoje não é assim. Hoje, nós estamos lançando, juntamente com o CD, um selo. Então, é necessário que nós façamos tudo da maneira como precisa ser feito. Se é necessário que nós esperemos um pouco mais para lançar o CD do Fruto Sagrado, nós temos que esperar, porque a demanda de trabalho tem sido muito grande. E nós não vamos, de maneira alguma, queimar a qualidade do trabalho porque existem pessoas com pressa. Nós não podemos fazer isso. Nós temos um compromisso com a nossa missão. E a Bíblia fala que há tempo para todas as coisas. Então, se esse é o tempo de o Fruto Sagrado trabalhar os alicerces, é exatamente isso que nós vamos fazer. E assim que for possível, e a gente espera que seja num tempo breve, nós vamos lançar o nosso trabalho, mas não apenas o nosso trabalho, nós vamos colocar todo o projeto, do qual nós estamos falando, para funcionar. Todo alicerce, toda casa quando é construída, ela primeiro é construída para baixo, ela leva um tempo, depois as paredes são colocadas, e o teto, e acabamento. Hoje, nós estamos nessa fase do alicerce, mas assim que nós sairmos, certamente as pessoas vão se surpreender com o tamanho desse projeto que nós estamos concretizando.

dotCast: Silas, muitos atribuem a religiosidade com a causa das guerras entre os cristãos. O quê que você acha? Essa é a verdadeira causa? Qual é sua opinião? Você acha que tem alguma coisa a mais?
Sylas:
Bom, a causa da guerra entre os irmãos cristãos não é a religiosidade em si, mas sim aquilo que o ser humano é em sua natureza. Então, se o mundo ainda é mau, o culpado está diante do espelho.

dotCast: A pergunta que todo mundo pede para fazer aos artistas. O quê que você acha da música gospel? Tem tanta “chuva”, “fogo”e “minha casa que não sei o quê”, e “céu, céu, céu, céu, céu...”. O quê que você acha, sério?
Sylas:
Sobre “chuva”, “fogo”, “céu”, eu acho que cada um tem que responder por si. Eu acho que existem coisas boas e ruins na música gospel, assim como existem coisas boas e ruins na música secular.

dotCast: E o rock, o rock mundial hoje, cara? Muitas pessoas dizem que meio que está vivendo um “revival”, onde o som que era tocado há 20/30 anos atrás é o que está fazendo sucesso. Bandas já finadas estão voltando e pegando carona nesse sucesso. Até o Oficina G3 que reavivou o som que tocavam no fim da década de 80. Muitos dizem que é crise de criatividade, outros que é uma tentativa de salvação do mercado musical que está muito ruim. Já alguns músicos crêem que isso é uma oportunidade. O quê que o Fruto Sagrado acha?
Sylas:
Sobre a questão da falta de criatividade, eu acho que essa é uma análise de pessoas que não conhecem o assunto. Críticos, repórteres, não sei. Porque todos sabem que, para um músico se formar, ele precisa de ter influências. Para uma banda acontecer, a influência é fundamental. Ninguém cria nada do zero. Quando nós olhamos para trás, para os anos 80, 90, 70, 60, nós, na verdade, apenas enxergamos uma fonte inicial. Essa fonte ela é fundamental para que haja inspiração para aquilo que nós fazemos hoje. É um ponto de partida, na verdade. Se nós olharmos, até mesmo a questão da história, nós vemos filósofos que discorreram sobre vários assuntos, mas, muitas vezes, eles foram em fontes do passado para se inspirar naquilo que eles estavam filosofando. Ou até mesmo nós vemos teólogos hoje que vão até Calvino, mas a gente não pára para perceber que Calvino foi até Agostinho, Agostinho olhou para trás e viu o apóstolo Paulo, que olhou para trás e viu os profetas, viu Moisés. Então, esse é um movimento natural da humanidade. Nós precisamos, sempre, olhar para trás para seguirmos adiante.

dotCast: O Radiohead lançou um álbum ao estilo “quer pagar quanto”. Cada vez mais bandas largam as gravadoras para lançarem de forma independente. Bandas novas e de qualidade se encontram, hoje em dia, na internet. As gravadoras estão realmente acabando?
Sylas:
Bem, eu entendo que as gravadoras nos moldes antigos, dos anos 80 e 90, elas realmente estão acabando. A gente, como disse a própria pergunta, a gente vê um movimento novo de bandas que estão, ou se lançando de modo independente ou abrindo um próprio selo. E o Fruto Sagrado faz exatamente esse movimento. É uma banda que monta uma estrutura para dar o suporte a ela própria e a bandas que sejam ou estejam relacionadas ao mesmo tipo de música. Então, certamente, o mercado da música está num molde diferente. Nós não sabemos o tamanho dessa mudança, mas o importante é que realmente há uma mudança e a necessidade das bandas, que hoje já estão estabelecidas, de se adequarem a esta realidade.

dotCast: O Oficina G3 recentemente adicionou um novo vocalista na banda e deu certo, não só sendo um sucesso de crítica como de público também. Se o Marcão resolvesse sair do Fruto Sagrado, haveria alguma chance de ser incorporado um novo vocalista na banda?
Sylas:
Bem, não só haveria a possibilidade como [de fato] isso aconteceu. O Marcão, oficialmente, não faz mais parte do Fruto Sagrado e hoje o Fruto Sagrado conta com um novo vocalista. O Marcão ainda se comprometeu a nos dar um apoio neste CD, porque nós trabalhamos muitos anos juntos, e nós temos certeza do amor dele por este ministério e ele se prontificou a estar com a gente, porque ele é uma pessoa importante, um membro eterno do Fruto Sagrado. Mas ele, hoje, decidiu não estar mais na linha de frente conosco. Sendo assim, nós temos hoje um novo vocalista, que não apenas está cantando este CD novo com a gente como também vai fazer parte de nossas turnês pelo Brasil a partir de agora.

15 Comentários:

Anônimo disse...

Excelente entrevista. Era o que o público de fato estava querendo saber. Vamos ver se a banda continua com a mesma qualidade.

Denys
Manaus-AM

Joelmir disse...

Cara, lamentável. Eu sou fã do Fruto Sagrado, mas sinceramente se o Marcão saiu da banda, pra mim acabou o Fruto Sagrado. Marcão é o Fruto Sagrado.

Anônimo disse...

olha, se olharmos a banda como uma banda que completa 20 anos de existência, veremos que não se trata do fruto sagrado. Isso porque não restou nenhum integrante original na banda. Veja o oficina e o katsbarnea, ao menos tem um integrante original.

Agora, se o Marcão vai participar desse cd, como será ter dois vocalista em um único cd do fruto, visto que o novo também canta nesse aí????

mesmo assim, pela qualidade da banda, acredito que continuará a impressionar!!!

Unknown disse...

Cara fico triste pela saída do Marcão, porém Deus há de abençoar o fruto e seus componentes, e q a palavra do Senhor continue sendo pregada dessa maneira tão diferente mas eficiente como o fruto faz em suas músicas!! Mesmo assim continuo fã pois essa banda é d+! Deus abençoe!

Cassio Nogueira disse...

Kra, se o Fruto Sagrado continuar a nos ensinar as coisas, como sempre fizeram em suas letras, independente de quem cantar, ja ta valendo. O Marcao vai fazer muita falta, mas ninguem é insubstituivel e Deus vai colocar alguem pra suprir essa vaga.
Bola pra frente Fruto, porque seus fãs, assim como eu, enquanto fizerem musicas de qualidade ali estaremos.

PAULO disse...

Gostei muito da entrevista estou esperando o novo cd vai ser bençao de Deus, Sylas toca muito e o Bene tbem gléra o cd vai ser show...

Anônimo disse...

Só lamento o caminho que a banda está tomando... Mas tb, nesse meio não se vai muito longe mesmo. Infelizmente!

Anônimo disse...

não lamento nada ... a banda é um instrumento muito forte nas mãos de Deus e nada pode impedir que Deus continue trabalhando só porque o Marcão saiu ... afinal, todo ministério é construído e levado por Deus e não pelos intergrantes ... eles dependem de Deus e não do Marcão, e o Marcão tbm não é o Fruto Sagrado ... ele é um membro do mesmo jeito e continuará fazendo parte da banda mesmo não sendo oficialmente ... porque ele foi usado e sempre esteve junto à banda ...

E tem mais ... o Marcão, diante de Deus, nãoestá perdendo nada, pois está sendo levado para dedicar ao ministério pastoral ... então pra quem diz que o Fruto Sagrado acabou pela saí da dele é muito infeliz no comentário ...

o Marcão é "diferente igual a todo mundo" ... não é mais nem menos e não é o fundador de coisa alguma ... somente Deus é ...

O Marcão é um servo e dedica-se em agradar a Deus no ministério ...

que Deus abençoe muito sua vida e o faça grande pregador da palavra como sempre foi ..

e ao Fruto Sagrado, como sempre impressionante, continue sendo uma banda com bênçãos derramadas de Deus e levando a palavra desafiadora aos que precisam conhecer mais de Deus, dentre os quais muitos "crentes" são encontrados ...

tudo de bom pro ministério e té mais ...

Rodrigo Martins 21 anos (São Gonçalo - RJ) disse...

Não é querendo ser uma pessoa pessimista, mas, sem o vocal do marcão a banda logo irá definhar :S, o Oficina G3 acertou no Vocal, mas, eles demoraram muito para encontrar um rsrs... o marcão acabou de sair e já acharam um substituto? Acho difícil rsrs...



Como eu havia dito, Fruto Sagrado 20 anos, o CD é legal et al, mas, nao é mais Fruto :S... o novo vocalista canta muito bem, maaas, a banda não é mais Fruto Sagrado \o espero que no próximo CD eles se recuperem, pois na minha opinião se não fosse um CD Evangélico eu poderia dizer que foi um fracasso, tanta espera para regravações que estragaram as versões originais das músicas!
...desculpem a sinceridade.

Palavras de um Grande admirador da banda

Anônimo disse...

até que o vocalista canta bem, mais substituir o Marcão, é muito dificil.vamos horar pra que Deus envinhe um como enviou pro oficina g3.

Anônimo disse...

gosto muito da banda , mais sem o Marcão é dificil,na minha opinião o melhor vocalista gospel é o Marcão e o do G3.

Nandinho :D disse...

cara eh tipo assim, o oficina sem o juninho... a voz do marcão ja ta no nome do fruto sagrado, naum sei dizer mas vai fazer muita falta!!! pow tbm o cara ja tava esgotado né véio... muitos anos na luta.... vou sentir falta da voz dele na melhor banda de rock do brasil

........JOE....... disse...

só felicidade saber que vcs continuam na estrada com ou sem o marcão,o som do fruto é massa e Deus continuará abeçoando o marcão.valeu

Everson Almeida disse...

concordo com o joelmir aí...

Natalia disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Related Posts with Thumbnails

União de Blogueiros Evangélicos
Creative Commons License
O blog Amplificador, de [jb] João Batista, está sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.
Based on a work at Blog Amplificador.
Permitida a reprodução, total ou parcial, desde que citada a fonte e o autor, exceto para uso com fins comerciais.

Amplificador © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO