quinta-feira, 23 de julho de 2009

“Rascunho” da Bíblia agora está na internet


João 3:16 no site do projeto

O Codex Sinaiticus, exemplar mais antigo da Bíblia que remonta ao século IV, agora está com mais da metade de seu conteúdo disponível para consulta na internet, neste endereço http://www.codexsinaiticus.org/ (em inglês). Cerca de 800 páginas do documento, que tem mais de 1400 páginas na versão original, foram restauradas, transcritas e digitalizadas por especialistas da Grã-Bretanha, Alemanha, Egito e Rússia, num projeto encabeçado pela Biblioteca Britânica. O site permite a navegação pelas imagens do Codex e ainda oferece diversas possibilidades de pesquisa, como a seleção de passagens bíblicas e a consulta de traduções.

O Codex Sinaiticus (“Livro do Sinai”), escrito originalmente em grego em folhas de pergaminho feito de pele animal, é uma Bíblia manuscrita que contém as primeiras cópias completas do Novo Testamento e o Antigo Testamento na versão Septuaginta, incluindo parte dos chamados “Livros Apócrifos”. De Gênesis até I Crônicas a maior parte dos textos está em falta e foi possivelmente perdida. O que há são apenas fragmentos. Por mais de 1500 anos o manuscrito ficou preservado em um mosteiro na Península do Sinai, no Egito. Em 1844 ele foi encontrado e, a partir daí, teve início os trabalhos de tradução e conservação, necessários para a reconstrução do texto original da Bíblia cristã.

(Com informações do G1)

Seja o primeiro a comentar

Related Posts with Thumbnails

União de Blogueiros Evangélicos
Creative Commons License
O blog Amplificador, de [jb] João Batista, está sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.
Based on a work at Blog Amplificador.
Permitida a reprodução, total ou parcial, desde que citada a fonte e o autor, exceto para uso com fins comerciais.

Amplificador © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO