quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Amazing Grace”: a história por trás da música

Clássico hino cristão, “Amazing Grace” (algo como “Graça Maravilhosa”, em português), foi composto pelo inglês John Newton (1725-1807) e impresso pela primeira vez no Newton’s Olney Hymns em 1779. Considera-se que a melodia, embora de origem e autoria incertas, é advinda da cultura africana. Há também divergências quanto à data de incorporação da melodia à letra: talvez em 1829 ou 1831, com um arranjo um pouco diferente do que se conhece hoje. Imprecisões à parte, essa música tem atravessado gerações e ganhado muitas versões, traduções, arranjos e interpretações por diversos artistas, como Elvis Presley, Petra, Avalon e Chris Tomlin, entre outros, cristãos ou não. A jornada dessa música através dos anos reafirma sua rica mensagem e destaca as circunstâncias interessantes que a originaram. Tão interessantes que até inspiraram a produção de um filme.

John Newton, depois de um curto tempo na Marinha Real da Inglaterra, passou a viver como traficante de escravos. Durante uma das costumeiras viagens, o navio de Newton foi atingido por uma forte tempestade. Companheiros foram jogados ao mar e ele próprio teve que guiar a embarcação, mesmo fraco e desesperado. Por um milagre, Newton conseguiu se salvar. A experiência com esse acontecimento e a leitura do livro “Imitação de Cristo”, de Tomás de Kempis, motivaram Newton a abandonar o tráfico de escravos e a tornar-se cristão. Tal decisão o levou a compor “Amazing Grace”, em reconhecimento à Graça de Deus que o livrara durante a tormenta.

O drama de Newton foi explorado pelo diretor inglês Michael Apted e gerou o filme “Amazing Grace” (no Brasil “Jornada Pela Liberdade”), lançado em 2006. A história trata da campanha contra a escravidão liderada por William Wilberforce, famoso abolicionista britânico, responsável por levar ao Parlamento a legislação em apoio aos escravos. Além da forte ligação entre Wilberforce e Newton, as cenas de “Amazing Grace”, carregadas de uma mensagem messiânica, ilustram com competência a maneira como os escravos eram transportados em navios da África para a Inglaterra. Confira o trailer legendado aqui.

Letra original:
Amazing Grace, how sweet the sound
That saved a wretch like me
I once was lost but now am found
Was blind, but now I see

T'was Grace that taught my heart to fear
And Grace, my fears relieved
How precious did that Grace appear
The hour I first believed

Through many dangers, toils and snares
I have already come
'Tis Grace that brought me safe thus far
and Grace will lead me home

The Lord has promised good to me
His word my hope secures
He will my shield and portion be
As long as life endures

Yea, when this flesh and heart shall fail
And mortal life shall cease
I shall possess within the veil
A life of joy and peace

The Earth shall soon dissolve like snow
The Sun forbear to shine
But God, who called me here below
Will be forever mine

When we've been here ten thousand years
Bright shining as the sun
We've no less days to sing God's praise
Than when we've first begun


Confira aqui "Amazing Grace" nas vozes do II Divo, gravado em setembro de 2008, na Croácia. O vídeo não pode ser incorporado, por isso o Amplificador recomenda o clique.

Neste outro vídeo, uma versão ao vivo executada pelo Petra:


(Com informações via Cristianismo Criativo e Wikipedia)

Seja o primeiro a comentar

Related Posts with Thumbnails
Creative Commons License
O blog Amplificador, de [jb] João Batista, está sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.
Based on a work at Blog Amplificador.
Permitida a reprodução, total ou parcial, desde que citada a fonte e o autor, exceto para uso com fins comerciais.

Amplificador © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO