quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Exposição apresenta robô copista que transcreve a Bíblia


O robô “bios [bible]” foi a estrela da exposição “A Bíblia Para Todos”, organizada pela Sociedade Bíblica de Portugal, realizada de 21 de outubro de 2009 a 6 de janeiro de 2010. A máquina, proveniente da Alemanha, consiste num braço robótico que transcreve a Bíblia sobre rolos de papel com o mesmo tipo de caligrafia usado pelos monges copistas da época de Gutenberg. Durante as nove semanas da exposição, o robô trabalhou 24 horas por dia na transcrição letra-a-letra do Novo Testamento na versão mais recente da língua portuguesa, feita por tradutores católicos e protestantes. Depois de finalizados, os rolos serão cortados e encadernados por página, resultando numa obra que percorrerá o país em diversas exposições.

A criação do “bios [bible]” é de autoria das artistas alemãs Matthias Gommel, Martina Haitz e Jan Zappe. O aparelho foi lançado em 2007 e já escreveu a Bíblia inteira, num trabalho que consumiu sete meses ininterruptos de transcrição. Todos os 66 livros foram escritos em rolos e estão mantidos e expostos na biblioteca da Robotlab, responsável pelo projeto.

Seja o primeiro a comentar

Related Posts with Thumbnails

União de Blogueiros Evangélicos
Creative Commons License
O blog Amplificador, de [jb] João Batista, está sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.
Based on a work at Blog Amplificador.
Permitida a reprodução, total ou parcial, desde que citada a fonte e o autor, exceto para uso com fins comerciais.

Amplificador © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO