quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

The Little Drummer Boy”: a história por trás da música

Com letra e música da compositora e pianista norte-americana Katherine Kennicott Davis (1892-1980), “The Little Drummer Boy” é uma clássica canção de natal e uma das mais populares da música cristã mundial. Originalmente intitulada “The Carol Of The Drum” (algo como “O Cântico (ou Côro) do Tambor”), por causa da onomatopéia “pa rum pum pum pum” que imita na letra o som de um tambor, a música foi escrita em 1941 com base num antigo cântico tcheco de natal.

The Little Drummer Boy” trata da história de um garoto pobre que, sem condições de comprar um presente para o recém-nascido menino Jesus, toca seu simples tambor e da música faz seu presente para o Messias. A atitude tem aprovação da mãe Maria e também do bebê, que sorri para o garoto em gratidão. A letra da música ecoa de uma lenda medieval recontada pelo escritor francês Anatole France em “Le Jongleur de Notre Dame” (“O Mago de Notre Dame”), em 1892. Neste conto, um malabarista que virou monge não tem nada para oferecer a uma estátua da Virgem Maria, exceto sua habilidade com truques e malabarismos. Ele é acusado de blasfêmia por outros monges, mas a estátua ganha vida e o abençoa.

Os compositores Henry Onorati e Harry Simeone, embora eles não tenham escrito nada, são nomes creditados na co-autoria da música por fazerem os arranjos de uma das primeiras gravações da canção em 1958, cantada pelo coral de Harry Simeone, tornando “The Little Drummer Boy” um hit pop nas paradas de sucesso. Com relação ao arranjo original, persiste uma controvérsia histórica segundo a qual o compositor Jack Halloran teria sido o primeiro autor. Em 1957 ele fez o arranjo e gravou para a Dot Records, mas a gravadora não lançou o material a tempo para o Natal daquele ano. Em 1958, Simeone lançava sua aclamada versão, colocando a primazia de Halloran para escanteio.

A gravação feita pelo Harry Simeone Chorale e distribuída pela Fox Records trouxe popularidade à canção de Katherine e, além disso, deu o start para inúmeras outras versões de outros artistas, bandas e cantores de vários países, num movimento que acontece até hoje. Em 1962 Ray Connif gravou a canção como parte de um medley no álbum “We Wish You A Merry Christmas” e Bing Crosby fez uma interpretação solo para o LP de natal da Warner Brothers. Em 1964, a música ganhou uma versão em alemão (“Der Trommelmann”, por Marlene Dietrich”) e em 1965, uma em francês (“L’enfant au tambour”, por Nana Mouskouri). O sucesso da música virou um vídeo de igual sucesso na televisão em 1968, quando a produtora Rankin-Bass fez uma animação em stop motion especial de natal para a rede NBC. Confira:



Em 1977, Bing Crosby e David Bowie gravaram para um especial de Natal uma performance que foi muito divulgada e que é sempre lembrada quando se trata de “The Little Drummer Boy”. Veja abaixo:



Em 1987, o roqueiro Bob Seger e sua banda The Silver Bullet Band tiraram da letra todas as referências religiosas, como, por exemplo, substituindo “Maria” por “ela” e as expressões sobre Jesus por "bebê". Essa versão descristianizada foi usada também por outros cantores, como Johnny Cash (veja clipe). Entre bandas cristãs que fizeram suas versões, há o grupo Take 6, que gravou “The Little Drummer Boy” para o álbum “He Is Christmas” em 1991, e a banda Jars Of Clay, pela primeira vez no EP “Drummer Boy”, em 1995, e depois em outros trabalhos (veja clipe), e ainda o grupo da Life Church, em 2006 (veja clipe), e a banda The Almost, em 2009 (veja clipe).

Nas vozes das mulheres, “The Little Drummer Boy” ganhou em 1998 a versão “Little Drummer Girl”, feita por Alicia Keys, esteve no álbum de natal do ex-grupo da cantora Beyoncé, Destiny’s Child, em 2001, e ainda em covers feitos por Whitney Houston (2003) e Jéssica Simpsons (2004), entre outras. Veja abaixo uma versão nas vozes do conjunto musical feminino Celtic Woman, em show especial no Natal de 2006:



Para finalizar, uma versão recente, de dezembro de 2009, feita pelo produtor norueguês de música eletrônica Hans-Peter Lindstrom:



“The Little Drummer Boy”
Come they told me, pa rum pum pum pum
A new born King to see, pa rum pum pum pum
Our finest gifts we bring, pa rum pum pum pum
To lay before the King, pa rum pum pum pum
Rum pum pum pum, rum pum pum pum
So to honor Him, pa rum pum pum pum
When we come

Little Baby, pa rum pum pum pum
I am a poor boy too, pa rum pum pum pum
I have no gift to bring, pa rum pum pum pum
That's fit to give the King, pa rum pum pum pum
Rum pum pum pum, rum pum pum pum
Shall I play for you, pa rum pum pum pum
On my drum?

Mary nodded, pa rum pum pum pum
The ox and lamb kept time, pa rum pum pum pum
I played my drum for Him, pa rum pum pum pum
I played my best for Him, pa rum pum pum pum
Rum pum pum pum, rum pum pum pum
Then He smiled at me, pa rum pum pum pum
Me and my drum

(Com informações da Wikipedia)

3 Comentários:

Unknown disse...

Magnifico texto. Digno da musica que descreve. Já ouvi em diversas línguas a música. Obrigado por compartilhar.

NILTON CIRQUEIRA disse...

Procurei esta música por algum tempo até encontrar na versão do Pentatonix. Mas eu a conheci cantada por uma garotinha loira, de uns 10 anos de idade (na época), lá pelos anos 80 ou início dos anos 90. No texto, não consegui encontrar essa referência.

Unknown disse...

Esqueceram de mencionar duas de suas mais belas versões, com Michael Jackson and Jackson Five e outra com Boney M.

Related Posts with Thumbnails

União de Blogueiros Evangélicos
Creative Commons License
O blog Amplificador, de [jb] João Batista, está sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.
Based on a work at Blog Amplificador.
Permitida a reprodução, total ou parcial, desde que citada a fonte e o autor, exceto para uso com fins comerciais.

Amplificador © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO