sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A música mais relaxante do mundo



Weightless”, do trio britânico Marconi Union, foi considerada por especialistas como a música mais relaxante do mundo. Conforme matéria publicada no jornal inglês Daily Mail, a banda trabalhou com terapeutas do som (musicoterapeutas) para saber como usar harmonias e ritmos da forma mais eficiente. O efeito da música sobre os ouvintes resulta na desaceleração do ritmo cardíaco, redução da pressão sanguínea, redução da atividade cerebral e diminuição dos níveis de cortisol (hormônio do estresse) do organismo.

A faixa de oito minutos, que incorpora elementos da música eletrônica, ambient, jazz, dub e sons da natureza, se mostrou tão eficaz na indução do sono que os motoristas já foram até alertados para não ouvirem a música enquanto estiverem dirigindo. Testes feitos por cientistas em 40 mulheres comprovaram que a “Weightless” é mais relaxante do que as canções de Enya, Mozart ou Coldplay. Em outro estudo, ficou apontado seu poder em diminuir a tensão maior que uma massagem, uma caminhada ou uma xícara de chá.

Nos testes, as mulheres foram conectadas a sensores e receberam a tarefa de montar um quebra-cabeça em determinado tempo a fim de determinar o nível de estresse das desafiantes. Elas ficaram submetidas a músicas diferentes e, durante o processo, foram registradas as alterações de freqüência cardíaca, pressão arterial, respiração e atividade cerebral. A experiência demonstrou que “Weightless” foi 11% mais relaxante do que qualquer outra música executada, deixando a maioria das mulheres sonolentas no laboratório. A música ainda teria reduzido em 65% a taxa de ansiedade das participantes.

Lyz Cooper, da Academia Britânica de Terapia do Som, afirmou que Marconi Union se valeu da teoria científica para fazer a “música relaxante perfeita”. De acordo com ela, “Weightless” apresenta muito dos princípios musicais capazes de provocar o efeito relaxante e até de induzir ao estado de transe. O ritmo da música começa com 60 batidas por minuto e passa gradualmente para 50, provocando o ajuste do batimento cardíaco com a batida da canção e, por conseqüência, a queda da pressão sanguínea. O tempo de oito minutos não é por acaso pois, conforme Cooper, a sincronização do coração com o ritmo da música leva ao menos cinco minutos.

Em análise de imagem cerebral feita pelo doutor David Lewis-Hodgson, do MindLab International, que conduziu a pesquisa, foi revelado que a música alcança um nível muito profundo dentro do cérebro, estimulando não só as regiões responsáveis pelo processamento do som, mas também aquelas associadas às emoções. O integrante da banda Richard Talbot comentou os resultados. “Foi fascinante trabalhar com um terapeuta para saber como e porque certos sons afetam o humor das pessoas. Eu sempre soube do poder da música, mas nós temos escrito usando a intuição".

Com base nos resultados, os pesquisadores apontaram as dez músicas mais relaxantes já produzidas. Confira a lista:

01. “Weightless”, Marconi Union
02. “Electra”, Airstream
03. “Mellomaniac (Chill Out Mix)”, DJ Shah
04. “Watermark”, Enya
05. “Strawberry Swing”, Coldplay
06. “Please Don't Go”, Barcelona
07. “Pure Shores”, All Saints
08. “Someone Like You”, Adele
09. “Canzonetta Sull'aria”, Mozart
10. “We Can Fly”, Café Del Mar

Leia aqui a matéria completa (em inglês).
(via
Nota Na Pauta)

3 Comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Related Posts with Thumbnails

União de Blogueiros Evangélicos
Creative Commons License
O blog Amplificador, de [jb] João Batista, está sob uma licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.
Based on a work at Blog Amplificador.
Permitida a reprodução, total ou parcial, desde que citada a fonte e o autor, exceto para uso com fins comerciais.

Amplificador © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO